O que é? Preciso?
Durante a adolescência os jovens deparam-se com questões e dúvidas promovidas pelas suas experiências, descobertas mas sobretudo pela capacidade de se interrogarem.
Ao longo deste tempo recaem neles decisões impactantes no seu futuro (pessoal e profissional), sendo que o passo de decisão é visto como um peso por não haver uma resposta clara ou correta. São estes momentos de incerteza e dúvida que levam a conflitos internos tornando-se importante o apoio psicológico.
A adolescência é uma fase de exigência pessoal, mas sobretudo de transformação física, cognitiva e emocional/ social, demarcada por momentos académicos importantes. Neste contexto, são tomadas as primeiras grandes decisões como a escolha da área, curso ou profissão, que são, por vezes, sentidas com frustração, medo, insegurança e ansiedade.
Mas acontece só na adolescência?
Não! Um adulto durante a sua vida também se depara com questões relacionadas com o meio profissional:
- Receio quanto às suas capacidades para obter um posto de trabalho;
- Frustração que leva a mudança de trabalho;
- Sentir que não é capaz ou que não é feliz em determinado trabalho (…)
Assim, a Orientação Profissional e Vocacional é imperativa como apoio e esclarecimento promovendo um percurso de sucesso saudável.
Em que consiste?
O processo de Orientação Profissional e Vocacional (OPV) tem o objetivo de promover a reflexão e autoconhecimento das capacidades do jovem/ adulto bem como das escolhas profissionais, impulsionando a segurança na tomada de decisão.
Os serviços de Orientação Profissional e Vocacional são levados a cabo pela nossa equipa de psicólogos, tendo em atenção que:
São realizadas entre 4-5 sessões, dependendo do caso e o propósito
- 1ª sessão – entrevista pessoal
- 2ª sessão – avaliação psicológica incidindo em 3 áreas (perceptiva-cognitiva, psicomotora e psicossocial)
- 3ª sessão – entrega de relatório e explicação do seu conteúdo
- 4ª sessão – exploração de opções académicas e/ou áreas profissionais atendendo às informações e apoio prestado.
A OPV alicerça-se nos gostos e interesses da pessoa, nas suas skills, nos objetivos e projetos futuros.
É de notar que a OPV é um processo de intervenção e sobretudo de apoio no que toca à tomada de decisão, permitindo promover aspectos de maturidade vocacional e profissional.
Assim, não é um processo estanque no qual “se esperam resultados concretos”. O processo de OPV não substitui qualquer tomada de decisão por parte do jovem/ adulto, tendo este sempre a noção que a sua palavra e a sua escolha é a final.